Perfil de

Preferência Comportamental

Você já se perguntou o que guia as suas atitudes? Porque você faz o que faz?  Ou ainda porque o que você faz traz um resultado diferente daquilo que você deseja? 

 

Ano novo vida nova, igual segunda-feira. Hora de começar a dieta, ler aquele livro que você nem lembra quando foi mesmo que comprou, dar o telefonems que tem adiado, planejar o dia, a semana, o mês e quem sabe o ano, ou simplesmente arrumar o seu local de trabalho que tá uma bagunça,

 

Você pensa mas não executa

Você planeja mas não coloca em prática

Você procrastina uma eternidade, …  a resposta pode estar no seu Perfil de Preferência Comportamental. Ele é o mapa que possibilita crescimento psicológico para uma vida intencional. Pare de reagir ao que chega a você e comece a criar a vida que você deseja.

 

As próximas postagens serão sobre cada um dos perfis e as características principais de cada um.

Um deles é o seu.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental e hoje é dia de falarmos sobre o Perfil - Reformista 

 

Palavras  que caracterizam esse perfil: mestre,  ativista, moralista, perfeccionista, uma pessoa organizada.

 

Um exemplo do perfil  Reformista é Gandhi, advogado indiano que disse: “Aprendi a duras penas uma suprema lição: conservar minha raiva e, como o calor que é conservado se transmuta em energia assim a raiva que é controlada se transmuta numa força que pode mover o mundo.”  Al Gore e Jane Fonda também possuem perfis Reformistas.

 

Quero destacar que este perfil possui uma Solitária responsabilidade

 

Os representantes dele sentem-se obrigados a não só a fazer a coisa certa, mas também a compensar as tolices e os descuidos alheios. Você reconhece esse padrão  em si? Que situações específicas te induzem a agir assim?

 

Vc quer saber o que fazer para sentir-se livre desse peso? 

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje é dia de falarmos sobre o Perfil - Ajudante 

 

Palavras que caracterizam esse perfil: amante, altruísta, protetor, facilitador, o amigo especial.

 

Um exemplo do perfil Ajudante: Confúcio, E filósofo chinês que disse: “amar uma coisa significa querer que ela viva”. Madre Teresa de Calcutá e Luciano Pavarotti também possuem perfis Ajudante 

 

Pergunta fundamental: eles realmente gostam de mim?

 

Observe o que faz pessoalmente para garantir o contato com os outros. Você faz serviços e favores especiais? Fala muito sobre a relação? Precisa que as pessoas estejam sempre reafirmando a estima que sentem por você? Como você se sente em relação a elas?

 

Vc quer saber como responder a essas perguntas? 

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje é dia de falarmos sobre o Perfil - Realizador

 

Palavras que caracterizam esse perfil:  motivado,  modelo,  paradigma, o comunicador, o que busca status, o melhor.

 

Um exemplo do perfil realizador: Joseph Conrad, escritor polonês, condenado a trabalhos forçados na Sibéria por ser militante da causa polonesa na segunda década do século 20. Ee disse: “Todas as ambições são legítimas,  exceto as que valem da miséria e da credulidade da humanidade.” Madona e Tony Robins tbm possuem perfis Realizador.

 

Pergunta Fundamental:  quando você se dá uma folga? 

 

Dica - Especifique cinco áreas da sua vida nas quais não se sente obrigado a ser o melhor e cinco  em que você acha que precisa ser o melhor. Leia as duas listas e atente para como elas o fazem sentir.  Que diferença de sensação você é capaz de identificar? Você se sente tenso ou relaxado? Calma ou ansiosa? Pense em mais cinco áreas nas quais poderia aprender a relaxar e ser simplesmente, sem submeter-se ao julgamento dos outros. 

 

Vc precisa de ajuda para se enxergar? 

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje é dia de falarmos sobre o Perfil -  Individualista

 

Palavras que caracterizam esse perfil:  artista, romântico, melancolico, esteta, a pobre vítima.

 

Exemplo do perfil individualista: Marcel Proust, escritor francês,  conhecido como  o autor da obra em busca do tempo perdido.  Ele disse: “A felicidade faz bem ao corpo, mas é a tristeza que desenvolve os poderes da mente”. Jeremy Irons e Edgar Allan Poe tbm possuem perfis Individualista.

 

Pergunta fundamental:  ser diferente ou ter contato?

 

Apesar de sermos todos indivíduos e dignos de mérito justamente por causa de nossa individualidade temos muito em comum com os demais seres humanos. Observe sua tendência a concentrar-se automaticamente nas diferenças que vê  entre si mesmo e os outros. Quanto isso lhe custa em termos de seu contato, sua relação com as pessoas? Essa tendência o impede de realizar atividades que lhe sejam benéficas? 

 

Quer saber como desfrutar da cia dos outros?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje vou falar sobre o Perfil - Investigador 

 

Palavras que caracterizam esse perfil:  pensador, inovador, observador, especialista, radical, experto.

 

Exemplo do perfil Investigador: Blaise Pascal foi um matemático, escritor, físico, inventor, filósofo e teólogo católico francês. Ele disse:  “Já que não podemos ser enciclopédicos e saber tudo que há para saber de todas as coisas, devemos saber um pouco de cada coisa”. Bill Gates e Tim Burton 

 

Pergunta fundamental:  o que realmente trará segurança?  

 

Observe sua própria dependência de certas áreas de interesse. Como você se sente relacionando-se com as pessoas sem tocar na sua área de domínio? Existem outras áreas em sua vida que você negligencia porque  provocam vergonha ou ansiedade? 

 

Você quer saber o real sentido da palavra segurança?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje vou falar sobre o Perfil - Partidário 

 

Palavras que caracterizam esse perfil: guardião,  correligionário,  cético,  mediador,  o que dá apoio condicional.

 

Exemplo do perfil Partidário -  Jean-François Paul de Gondi, Cardeal de Retz foi um clérigo, escritor de memórias e ativista na Francês. Ele disse: “ Aquele que não confia em si não pode confiar de verdade em ninguém.” Princesa Diana e Malcom X tinham perfis Partidário.

 

Pergunta fundamental: o que lhe proporciona apoio?

 

Analise os sistemas de segurança social que você criou. Eles realmente o tornaram mais seguros? Quanto custaram? O que faria se não contasse com um deles? Além desses investimentos de tempo e energia, considere também todas as demais fontes de apoio que encontra na vida.  

 

Você sente que precisa de apoio?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje vou falar sobre o Perfil - Entusiasta 

 

Palavras que caracterizam esse perfil: generalista, versátil, a criança prodígio, o diletante, dinâmico. 

 

Exemplo do perfil Entusiasta -  Voltaire, foi um escritor, ensaísta, e filósofo iluminista francês. Ele disse: “O prazer é o objeto, o dever e a meta de todas as criaturas racionais.” Robin Williams e John Kennedy tbm possuíam perfil Entusiasta

 

Pergunta fundamental: qual o caldeirão que você mexe?

 

Quando você se pegar distraindo as pessoas ver animando a festa por assim dizer mesmo procure observar para quem está fazendo isso. Qual o efeito que essa excitação provoca sobre o seu contato consigo mesmo? E sobre o seu contato com os outros? Você se sente satisfeito? O que você acha que aconteceria se não assumisse a responsabilidade de animar um ambiente que está?

 

Você sente que precisa entender melhor porque faz o que faz?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental Perfil e hoje vou falar sobre o Perfil - Desafiador 

 

Palavras que caracterizam esse perfil: líder, protetor, provedor, empreendedor, inconformismo. 

 

Exemplos do perfil Desafiador: Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político americano. Ele disse:  “O homem precisa criar um método para os conflitos humanos que repudie a vingança, a agressividade e a retaliação. A base desse método é o amor.” Donald trump e Sean Connery tbm possuem perfis Desafiador. 

 

Pergunta Fundamental: e se alguém fizesse isso comigo?

 

Lembre-se de alguma ocasião em que pressionou alguém a fazer algo contra a própria vontade. Você agora pode imaginar uma outra forma de conseguir o que precisava ou queria?  O que você desejavava era legítimo? Como seriam as coisas se essa pessoa tivesse simplesmente dado o que você queria sem que precisasse pressioná-la?  Da mesma forma,  procure lembrar-se de situações em que alguém tentou pressionar vc.  De que forma os métodos dessa pessoa influíram sobre seu desejo de colaborar com ela? 

 

Você sente que precisa mudar as estratégias para conseguir o que quer?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

Essa é a série Sobre Perfil de Preferência Comportamental e hoje vou falar sobre o Perfil - Pacifista

 

Palavras que caracterizam esse perfil: O que cura, otimista, confortador,  utopista uma pessoa como todo mundo.

 

Exemplos do perfil Pacifista: Arthur Schopenhauer que foi um filósofo alemão do século XIX. Ele disse: “ O homem precisa de algum tipo de atividade exterior, pois interiormente é inativo”. Ringo Starr e Rose Kennedy tbm possuem perfil Pacifista.

 

Questão fundamental do perfil Pacifista: dizer “sim” quando se quer dizer “não”

 

Pense nas ocasiões em que concordou em seguir os planos e as preferências alheias, em vez de ficar com suas próprias opções.  O que isso representa para sua sensação de participação?   E para seu contato consigo mesmo e com sua própria experiência?  Você se ressentiu por concordar?  Como você se sente quando abre mão de sua opção?  O que esperava ganhar fazendo isso? 

 

Você sente que tem dificuldade de escolher e manter sua escolha?

 

Eu sou Stella Bittencourt, faça contato comigo.

STELLA BITTENCOURT

 

LIFE STRATEGIST

 

ADVISORY | MENTORING | LEARNING