Você sabe o que é a Arte de Anfitriar Conversas Significativas?


Neste ano tive o privilégio e o prazer de fazer dois "Art of Hosting". O primeiro em maio sobre Vida e Trabalho e o segundo em novembro sobre Colaboração, ambos no Rio Grande do Sul.


Feliz de fazer parte dessa comunidade internacional quero contar um pouco do que por lá aprendi pois A Arte de Anfitriar é uma forma eficaz de aproveitar a sabedoria coletiva e a capacidade de auto-organização de grupos. Baseado no pressuposto de que as pessoas dão a sua energia e disponibilizam os seus recursos para o que mais importa para elas a Arte de Anfitriar combina um conjunto de “processos conversacionais” para convidar as pessoas a agir e lidar com os desafios que encontram.


Nós da Comunidade da Arte de Anfitriar em nossas práticas de trabalho experimentamos melhorias no processo de tomada de decisão, bem como eficiência e eficacia de desenvolvimento de capacidades, e maior possibilidade de responder com rapidez às oportunidades, desafios e mudanças.


Sentir-se mais competentes e capaz de ajudar a orientar as reuniões e conversas de que fazem parte é um sentimento recorrente, para os que implementam os processos em suas vidas e no trabalho.


Por que conversar é tão poderoso?


A conversa é o lugar onde aprendemos, trocamos idéias, oferecemos recursos e criamos inovação. Entretanto, não é toda conversa que funciona assim.


Há pessoas que participam de reuniões que desperdiçam tempo, conversas que parecem discussões. Nós humanos queremos contribuir, e temos dificuldades de ver como. Líderes querem contribuições, e tem dificuldades de obtê-las.


Então, como utilizando os ingredientes de uma boa conversa?


A Arte de Anfitriar oferece uma mistura de métodos para criar conversas abertas e significativas que gerem comprometimento e bons resultados. Trabalhamos com um conjunto de metodologias de colaboração – como Circulo, Café Global, Investigação Apreciativa, Tecnologia do Espaço Aberto, Café Pró-Ativo, contação de histórias e muito mais – e todos nós praticantes podem adaptar a abordagem de acordo com o contexto e propósito.


Prática e Cuidado


É chamada de A Arte de Anfitriar, porque é uma arte tornar-se hábil em ajudar a nós mesmos e os outros a funcionarmos bem juntos, especialmente nestes tempos de crescente complexidade. Dar atenção e cuidado a todos os aspectos do trabalho das pessoas em conjunto, com a intenção de anfitriá-las em serem bem sucedidas, é vital para o processo. A Arte de Anfitriar Conversas Significativas leva em conta todo o processo. Cuida dos preparativos antes de os participantes se reunirem, depois o que acontece enquanto eles estão trabalhando juntos, e por fim, de que maneira os resultados da conversa, a “colheita”, darão apoio aos próximos passos de forma coerente ao propósito e contexto do grupo.


Tenho certeza de que se Vc leu até aqui se interessou.


Tá afim de conversar?

Featured Posts
Recent Posts