O que é o mundo V.U.C.A.?

October 8, 2017

V.U.C.A. é um acrônimo que descreve quatro características do momento em que vivemos: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

 

O termo surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College cunhou esse conceito para explicar o contexto pós Guerra Fria. No entanto, ele também se aplica ao ambiente de negócios atual.

 

O principal impacto nos negócios é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. Bom lembrar que o conceito de estratégia nas empresas  foi inspirado na abordagem militar.

 

O que é diferente agora? Temos que ser prudentes ao projetar cenários de longo prazo, pois o que conta é a agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

 

ENTENDENDO O MUNDO V.U.C.A.

 

Ao acompanhar os acontecimentos mundiais tanto pelas redes sociais como pelos meios de comunicação temos a sensação de que algo está “fora da ordem”, “fora de controle”.

Para você que gosta de segurança e estabilidade é um desafio a mais lidar com as características abaixo:

 

Volatilidade

 

O volume das mudanças e a agilidade com a qual elas têm ocorrido tornam muito difícil prever cenários como num passado recente. Estar pronto para lidar com o inesperado é mais importante que investir tempo em planejamentos muito detalhados. Ter clareza do propósito e dos resultados esperados como direcionadores é uma forma mais eficaz de lidar com as mudanças dessa nova era, pois inexiste um caminho estruturado para alcançar os objetivos;

 

Incerteza

 

Apesar de na atualidade termos uma grande quantidade de informações, não necessariamente são úteis para compreender o futuro. Mudanças disruptivas implicam em novos paradigmas. As soluções de hoje podem não ser aplicáveis aos problemas no futuro. Mesmo que consigamos compreender as relações de causa e efeito de uma mudança, suas consequências são imprevisíveis devido a uma nova visão de interconectividade.

 

Complexidade

 

A conectividade e a interdependência são conceitos chaves para entendermos a complexidade. Os modelos tradicionais de gestão de risco e tomada de decisão são insuficientes para lidar com o número de variáveis desses contextos interconectados. Impossível prever os resultados de ações isoladas (por não serem isoladas), pois elas fazem parte de um sistema interdependente.

 

Ambiguidade

 

Existem diversas formas de interpretar e analisar os contextos complexos. A ambiguidade é a falta de concretude e clareza, quase uma cegueira fruto de um mindset linear com base no contexto de causa e efeito. As consequências de uma transformação disruptiva podem ser analisados tomando por base um novo olhar contrário a o histórico e em experiências anteriores, o que dá margem a múltiplas interpretações igualmente pertinentes.

 

E você? Tá preparando para a muV.U.C.A. que vem por aí?

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

Please reload

Archive