Liderança na Era da Complexidade: Desafios e Oportunidades


Importante notar como lideres fazem a jornada do herói para anfitrião usando o poder da sua posição. Há que trabalhar todos os níveis da hierarquia; pois é mais fácil conseguir suporte e respeito das pessoas que eles lideram do que dos seus superiores.


Os líderes seniores nas grandes hierarquias, em sua maioria, acredita na sua superioridade inerente, que é provada pela posição que alcançaram. Não acreditam que pessoas comuns são tão criativas ou motivadas como eles são.


Quando participação é sugerida como um meio de colher da equipe insights e idéias sobre um problema complexo, líderes seniores freqüentemente bloqueiam essas atividades. Eles justificam a sua oposição afirmando que as pessoas usariam essa oportunidade para tirar vantagem da organização; ou que as pessoas se sentiriam confidentes de mais e exceder os seus papeis.


Muitos líderes seniores vêem o engajamento de todo o sistema como uma ameaça ao seu poder e controle. Escolhem o controle, e o caos resultante, ao invés de convidar as pessoas para resolver problemas difíceis e complexos.


Líderes que sabem o valor do engajamento pleno e confiam naqueles que lideram, têm que defender a sua equipe constantemente dos lideres sênior que insistem em mais controle e mais burocracia para cercear suas atividades, mesmo quando essas mesmas atividades estão produzindo excelentes resultados.


É estranho dizer, mas muitos líderes seniores escolhem o controle ao invés da efetividade; eles estão dispostos a arriscar criar mais caos, ao continuar exercendo o seu estilo de liderança, baseada em centralização, comando e controle.


E qual é a sua escolha? Efetividade ou Controle?

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

STELLA BITTENCOURT

 

LIFE STRATEGIST

 

ADVISORY | MENTORING | LEARNING

 

TEL: (+ 55 51 98283-0504)

© 2015 by Stella Bittencourt.