Frágil ou Anti-Frágil?

March 8, 2018

 

Eu adoro trabalhar com gente!

 

Sinto que os processos de Estratégias de Vida quando aplicados H2H (Human to Human) são potentes pela conexão forte que acontece na presença do outro. Porém, devo confessar que trabalhar com Grupos, nos mais diversos contextos, também me fascina, ... pelo inesperado que sempre espreita, se mostra, e nos torna vulnerais e frágeis. Opa! Peraí, vulnerareis e frágeis?

 

Recentemente uma amiga que conhece e já se experimentou na metodologia do “World Café” me perguntou: “Como você faz para ter “resultados” com essa atividade?”

 

Adorei a indagação!

 

Então, ... vou aproveitar e dizer que para mim o "resultado” do World Café, é a celebração da diversidade de idéias.

 

Quando fazemos a pergunta “guarda-chuva” mais direcionada para tomadas de decisão, inciando com expressões e verbos mais objetivos como " quais decisões precisamos tomar..." ou " como posso contribuir..." ou " quais resultados dependem de nós para...", ou " que futuro queremos para..." ou  "como resolver esta questão sendo resolvida com menos de x R$"

 

Como anfitriã, o mais importante é ter clareza sobre as próprias emoções, sentimentos e julgamentos a respeito do que está chamando de "resultados" e manter-se curiosa sobre o que pode aparecer; ao invés de estabelecer um resultado presumido, importante mesmo é estar atenta ao processo, pois também ele traz informações; abrir espaço para a inteligência coletiva, e deixar a conversa norteada pelas perguntas, livre para os resultados que você julga melhores para o grupo.

 

Se a conversa ficar aquém de algo "mais fechado”, “mais elaborado", é sinal de que o grupo precisa trabalhar a clareza do propósito, e neste caso aconselho rever o propósito ou apenas checar se ele foi de fato co-criado contemplando a necessidade daquele grupo, e/ou fazer novas rodadas em outro momento.

 

Porém, se o propósito for sair do processo com algo fechado, vale utilizar outra metodologia e tem muitas que podem ajudar como a do “Dragon Dreaming”.

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive