Lemniscata e as 3 dimensões da Comunicação Não Violenta, Empática


A Comunicação Empática é uma abordagem que transforma o olhar e traz leveza ao diálogo, já que busca conexão ao falar e ouvir entre nós seres humanos. Uma consciência que cria janelas nas quais a dança da linguagem pode fluir.


O caminho da empatia nos dá suporte como pessoas e profissionais para a construção de relações mais saudáveis, conectados com a vida.


Nos trabalhos que realizo, costumo relacionar a Comunicação Empática a uma imagem da lemniscata pois sua atuação se dá em um movimento de 3 dimensões:



- transforma a maneira como olho para mim,


- transforma a maneira como olho para o outro e


- transforma o ambiente no qual estou inserido.


Uma transformação interna que reflete na relação com o outro e com o mundo merece mais do que um simples artigo. Portanto me aguarde pois tem coisa no forno sobre a parte conceitual, origem e funcionamento da Comunicação Empática, suas intersecções com temas pertinentes ao processo de desenvolvimento humano: Cultura Organizacional, Dinâmicas Humanas, Atenção Centrada na Pessoa, Futuro do Trabalho.


Na elaboração dos materiais a serem divulgados, pude vivenciar a Comunicação Empática na prática. Trabalhando de forma empática com meus alunos, clientes e amigos, identificando necessidades, expressando o que está vivo, buscando pedidos e acordos claros.


Gostou?


Venha participar você também dos grupos de práticas!

Featured Posts
Recent Posts