Feministas: o que elas pensavam

October 12, 2018

 

A partir de fotos tiradas por Cynthia MacAdams em meados da década de 70, Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? nos joga no início do movimento feminista, que florescia naquela época e que, ainda mais do que hoje, era visto como um desperdício de tempo pela sociedade em geral.

 

A luta por direitos das mulheres ainda era algo muito distante para a cabeça conservadora da época, que ainda tinha sérios problemas com a questão da igualdade de direitos civis dos negros americanos. Este documentário é um fragmento da história das mulheres e de como a luta continua, com sucesso, passada para gerações mais novas.

 

Fotos Comoventes

 

Através das fotos de MacAdams, viajamos no tempo para observar a história daquelas que começaram o movimento feminista com a ideia de igualdade de tratamento para as mulheres, coisa  impensável para a sociedade da época. Traz também entrevistas com personalidades que estavam presentes no feminismo recém nascido, como Jane Fonda e Lily Tomlin, protagonistas de “Grace e Frankie”(Netflix).

 

As duas, aliadas a mais de uma dezena de outras entrevistadas, formam o panorama completo do movimento feminista, desde a sua criação até os dias de hoje, quando ele tem se fortalecido em todas as frentes – e igualmente atacado por grupos extremistas.

É comovente ouvir os relatos dos preconceitos e das dificuldades que enfrentaram para serem ouvidas na comunidade onde viviam, e como essa luta ainda reverbera.

 

O documentário serve como uma cápsula do tempo que nos mostra o que mudou daquela época para cá. E também deixa claro que ainda há o que fazer.

 

E nós continuamos?

 

O documentário é feliz em fazer as comparações entre os anos 70 e a atualidade. Ao trazer informações relevantes e entender como o movimento foi criado, podemos analisar melhor as consequências das lutas travadas naquela época para as mulheres atuais. Tudo isso feito sem panfletagem, mas sim com o intuito de informar e reverenciar uma história que, por pouco, não foi esquecida pelas gerações posteriores.

 

A busca pelos direitos de igualdade plenos das mulheres em relação à sociedade amplamente machista não acabou. Até lá, como fica demonstrado neste documentário, as pequenas vitórias de tempos em tempos podem e devem ser celebradas ;-)

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

Please reload

Archive