top of page

Comunicação Não Violenta, Empática: Aprendendo com a raiva.


Use a raiva com sabedoria. Permita que ela o ajude a encontrar soluções com amor e verdade.


Pense como você se sente mal quando está insultando alguém ou agindo de maneira cruel com outra pessoa. Seu corpo fica tenso e parece que sua mente está pegando fogo. Você fica de tal forma consumido pelo descontrole que não consegue pensar em mais nada. A raiva limita a sua visão e tudo que você consegue enxergar é a ofensa do momento.


Quando reagimos de maneira impensada e descontrolada, é como se tivéssemos disparado um tiro – não há como voltar atrás e colocar as balas de volta na arma. Precisamos lembrar que temos a opção de responder de maneira diferente.


Para reagirmos de um novo jeito no futuro é importante desenvolvermos a Inteligência Afetiva e tratar a raiva como um aviso de que algo está errado. Em vez de dizer algo que causa sofrimento a outras pessoas, podemos tentar uma solução que deixe todo mundo feliz e assim aprender a usar a raiva para melhorar a vida em termos pessoais e coletivos.


Em geral, quando uma pessoa começa a gritar, a outra fica na defensiva e grita de volta, aumentando cada vez mais a intensidade da raiva. Mas, se você consegue tratar com delicadeza a pessoa que o magoou ou aborreceu a situação muda radicalmente.


Ninguém quer ser maltratado. Todos nós queremos ser compreendidos e valorizados. Importante permitir que a raiva nos motive a corrigir as injustiças, mas apenas quando o verdadeiro motivo é buscar uma solução, não simplesmente provar que estamos certos.


Se a sua reação imediata só piora a situação, que resposta pode fazer com que todos se entendam melhor?

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

STELLA BITTENCOURT

 

LIFE STRATEGIST

 

ADVISORY | MENTORING | LEARNING

bottom of page