Como se desenvolver como um Líder Ágil?

August 22, 2019

Em tempos de mudanças constantes associada a velocidade na inovação, a agilidade é uma competência humana imprescindível para nos adaptarmos e conseguirmos responder as necessidades mutantes. Isso torna-se ainda mais verdadeiro para quem está em posições de liderança, os que orientam, tomam decisões e criam estratégias para progredir.

 

Desenvolver a agilidade interna é possível, pode ser fácil e requer disciplina e constância. Um exercício diário e consciente direcionado a resultado e ligado a propósito pode trazer efeitos surpreendentes.

 

Importante ter em mente que nossa natureza deseja simplificar o problema aplicando o que já sabemos, através de nossos caminhos mentais estabelecidos, interpretando o novo como familiar e aplicando o que já sabemos que funciona. Um verdadeiro círculo vicioso!

 

As práticas sugeridas nesse texto contribuem para a formação da mentalidade necessária para liderar no contexto das mudanças rápidas e podem ser as ações para construir sua agilidade pessoal. São comportamentos variáveis e podem servir como referência para o desenvolvimento do líder. No entanto, é preciso se dedicar a elas com disciplina. 

 

#Líder Ágil

 

#perguntas são mais importantes que as respostas

 

Perguntas pertinentes que nos instigam a pensar em como descobrir os padrões complexos que dão origem a problemas e probabilidades emergentes ajudam a desbloquear o modelo mental que replica nossa natureza de desejar o que é conhecido.

 

#o destino é importante e o que norteia é a direção

 

As soluções são tudo menos diretas em uma era de complexidade que se apresenta nos seus mais múltiplos planos, liderar a equipe, fazendo parte dela, com visão intencional é mais do que orienta-los a seguir de um ponto a outro. Uma trajetória que tem uma direção definida norteia possibilidades de reduzir o retrabalho e otimizar tempo e recursos.

 

#conhecer o desconhecido

 

Boas ideias surgem de diferentes lugares. O que muda o negócio pode estar completamente fora do seu radar. Um único produto de tecnologia pode reformular todo o seu nicho de mercado. Tendo isso em mente, saber ouvir e refletir é fundamental para incentivar a descoberta de “ideias malucas” pontos novos, diversos, inusitados.

 

#erro é igual a aprendizado e melhoria.

 

Talvez a prática mais importante para se tornar um líder ágil é se lembrar que “errar é humano” e que o erro faz parte do processo do aprendizado e das melhorias. Falhas rápidas e baratas podem evitar ruínas. Esse princípio fundamental que o Design Thinking nos presenteia com o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) é tão verdadeiro para você quanto para a o seu negócio. Dispa-se do medo aterrorizante do erro e comece a pensar e agir como uma “cobaia”. Ensaie, erre e celebre todas as vezes que tentou pois no lastro da tentativa tem sempre aprendizado.  

 

#pausas que propiciam mover-se com agilidade

 

Fazer uma pausa, tomar um pequeno tempo de “respiro” para permanecer entrelaçado na obra é criar o espaço necessário para um pensamento avaliativo nítido, que antecede uma ação veloz e propositada.

 

Quer aprender sobre como desenvolver-se e como desenvolver sua equipe?

Clique aqui e saiba mais 

 

 

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

Please reload

Archive