Porque nos atrapalhamos ao conviver na diversidade.

April 17, 2019

"Mulheres são sabem dirigir."

"Gordinhos são sempre divertidos."

“Alemães são bons em matemática.”

“Ingleses são pontuais”

“Suíços são honestos”

 

Esses são alguns exemplos de frases que estamos acostumados a ouvir em papos informais com amigos ou em situações profissionais sem nos percebermos que todas essas frases são frutos de diferentes vieses.

 

Tudo o que vivemos ao longo da vida formam informações que ficam em um nível inconsciente. É quando você acha que sabe ...

... quem é aquela pessoa,

... se aquele produto é bom ou ruim

... ou se aquilo não é “coisa que se faça”

 

Os vieses são rótulos que damos a pessoas e a coisas e nascem de uma mescla de processos culturais e cognitivos. Em outras palavras o que quero dizer é que tendemos a enxergar o mundo de acordo com nossas códigos fundamentados nas experiências que tivemos.

 

Ao pensar e agir com vieses, estamos mantendo o ciclo do “mais do mesmo” e matando a possibilidade de inclusão e a diversidade. Mas calma, todo mundo tem viés! Alguns tem clareza e conseguem falar abertamente sobre isso e outros tem mais dificuldade. O que importa aqui é que, se você tiver consciência dos seus vieses, vai ter maior capacidade de evitar e saber como lidar com eles.

 

Que tal saber como se formam os Viéses Inconscientes?  Que tal saber quais recursos você precisa para identificar os seus? Que tal saber o que fazer com eles? E por ultimo, mas não mesmo importante como identificar em situações do cotidiano, na construção de times, na seleção, no recrutamento de pessoas como eles determinam nossas ações.

 

Para criar ambientes mais diversos, inclusivos e inovadores precisamos identificar, reconhecer, entender e trabalhar com os Vieses Inconscientes.

 

E você, conhece os seus?

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

Please reload

Archive