Tomando posse da maturidade na terceira idade

A longevidade é uma bênção e ser maduro é um privilégio.
Ouço “estou velho” e evito essas pessoas, ... velho é sinônimo de inútil, que não contribui ou serve. A expressão “terceira idade” em breve será seguida por outra e outra que ainda vão ser concebidas, ... a vida que se prolonga tem que ser inventada.
Uma das muitas vantagens desse novo momento de vida é que as três principais coisas pelas quais tanto queremos, tempo, saúde e dinheiro, agora tenho.
Arriscar cirurgias rejuvenescedoras é criar oportunidades de ficar horrorosa e o desejo de ficar mais jovem duram exatos três minutos entre seu locutor perceber o que aconteceu e ter pena da perda da sua dignidade.
Como e bebo com moderação, me exercito, bebo água, tomo sol, seleciono meus amigos e os lugares que frequento, durmo o suficiente, tenho disciplina. Meu “baú de memórias” está repleto de imagens, sentimentos, gostos e cheiros bons, ... é disso que preciso quando os desafios chegam e a travessia fica turbulenta.
Adoro ler e costumo pensar que tenho tempo de aprender pois a maturidade me trouxe sabedoria e discernimento.
Sou Amiga dos meus Amigos, eles sabem que podem contar comigo e eu com eles.
Sou uma sogra “que todo mundo quer” como dizem meus genros. Passo longe de pedir relatórios, me faço presente e disponível delegando a minha descendência as responsabilidades de suas vidas.
Dou roupas, bolsas, sapatos, livros, utensílios, tudo que certamente pode servir para os outros e caso não seja útil, é lixo. Quem fica remoendo o passado se esquece de viver com inteligência e aceitação.
Uso meu dinheiro com discernimento. Invisto no que para mim é importante e evito economizar pois tudo que é meu terá destino incerto depois que eu morrer.
Aposentadoria é diferente de ociosidade e fazer coisas pelo prazer de faze-las é uma experiência inenarrável.
O apogeu da vida é a maturidade. Ganhei experiência, tempo e a capacidade de dizer o que penso e escolher o que desejo.
Me sinto tomando posse de tudo o que sou e devo confessar que gosto disso.
E vc? Como tem sido seu caminho em direção a maturidade?