Comunicação não verbal e Covid-19

May 9, 2020

É tentador pensar que uma reunião realizada com câmera de vídeo pode ser o substituto adequado para uma presencial, mas a verdade é que o corpo humano as decifra de uma forma completamente diferente.

 

Como estudiosa e facilitadora de grupos da Comunicação Não-Violenta, também chamada de Comunicação Empática, me refiro às chaves de comunicação que se perdem em uma videoconferência, como o tom de voz, uma parte das expressões faciais e os gestos físicos. Ao não serem tão evidentes em uma videoconferência, o participante se vê obrigado a prestar mais atenção e no fim, principalmente se houver muitos participantes, a reunião pode gerar excessiva fadiga.

 

A linguagem não verbal é o primeiro ingrediente da comunicação oral. Equivale a mais de dois terços do que a pessoa quer compartilhar: fornece a interpretação e o significado.

 

Em uma video conferência, isso fica muito limitado, há duas dimensões em vez de três, geralmente ficamos sentados e quietos, e o controle do espaço compartilhado que é muito importante se perde. A ausência dessa terceira dimensão é que desencadearia, no final, um esforço psicológico excessivo.

 

Quando um dos componentes da comunicação está ausente ou limitado − como acontece nas video conferências − emissor e receptor se veem obrigados a prestar mais atenção e a fazer um esforço maior para se expressar e para entender corretamente um ao outro. Esse desgaste se intensifica se houver mais pessoas envolvidas na videoconferência. Fazer conferencias do que foi dito para ter clareza quanto aos acordos firmados mais do que nunca é necessário e pode provocar fadiga psicológica e física.

 

Atenção! Em situações de isolamento e natural consequência de stress psicológico, certamente líderes não querem sobrecarregar seu time ainda mais. Tenha uma boa dose de bom senso e continue navegando com parcimônia nas novidades propostas tendo em conta o processo de aprendizado contínuo que esse momento nos exige.

Please reload

Featured Posts

Um tesouro a nossa disposição

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts

February 22, 2020

Please reload

Archive